UM ASPECTO DA FACHADA DO TEATRO VITÓRIA NA NOITE DE ESTREIA DO FILME «CAMINHOS LONGOS»
“A Eurásia Filmes, Limitada“, (1) novel empresa cinematográfica, constituída há pouco mais de um ano, promoveu, no dia 23 de Novembro findo (1955) a estreia da sua primeira produção de longa metragem, «Caminhos Longos», (2) em sessão especial no Teatro «Vitória», a que assistiram Sua Ex.ª o Governador da Província, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, e a sua Ex.ma esposa, Sr.ª Dr.ª D.ª Laurinda Marques Esparteiro, bem como numerosas entidades e individualidades convidadas…(…) O filme continuou em exibição no mesmo cine-teatro, nos três dias seguintes, com a casa sempre cheia…..(…)
IRENE MATOS, A JOVEM ESTREANTE DE «CAMINHOS LONGOS», OFERECE UM LINDO RAMO DE FLORES À EXMA. SRA. DRA. D. LAURINDA MARQUES ESPARTEIRO
Ao mesmo tempo que se abalançou a traçar na tela uma história, que mais não é do que uma das muitas facetas da vida desta terra, a Eurásia Filmes não se esqueceu de reproduzir também Macau, focando na mesma tela os inúmeros recantos de beleza e as lindas paisagens com que a Natureza dotou esta cidade.
O público teve, assim, ocasião de ver Macau na tela, de admirar quão linda ela é e quanto de sedutor tem o conjunto quiçá incomparável das suas belezas.
UM ASPECTO DA GALERIA DO TEATRO VITÓRIA NA NOITE DE ESTREIA, VENDO-SE NA PRIMEIRA FILA, SUA. EXA. O GOVERNADOR DA PROVÍNCIA E OUTRAS INDIVIDUALIDADES COMO PEDRO JOSÉ LOBO e JOSÉ SILVEIRA MACHADO.
A sessão de estreia do filme teve a honra da presença de Sua Ex.ª o Governador, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, a quem Silveira Machado,(3) produtor do filme, dirigiu as primeiras palavras, de saudação e agradecimento, momentos antes da passagem da película…(…)
Outro nome proferiu ainda Silveira Machado: o do Sr. Dr. Pedro José Lobo (4) « alma grande de artista, espírito de iniciativas arrojadas, inteligência privilegiada e desempoeirada»… (5)
NOTA: Infelizmente não há nenhuma cópia deste filme.
Sobre o filme “Caminhos Longos”, poderá consultar:
“As minhas memórias” de Eurico Ferreira em
http://bloomland.blogspot.pt/2007/07/as-minhas-memorias_22.html e
http://macauantigo.blogspot.pt/2009/05/caminhos-longos-1955.html
(1) Sobre a “Eurásia Filmes Limitada“, ver anterior post:
“https://nenotavaiconta.wordpress.com/category/filmes/”>https://nenotavaiconta.wordpress.com/category/filmes/
(2) “Caminhos Longos” (1955), drama, 105 minutos, realização de Eurico Ferreira (e argumenstista) com Chung Ching, Wong How, Irene Matos, José Pedro, Joaquim Rufino e Lola Young
(3) José Silveira Machado foi o produtor e co- argumentista do filme
(4) Pedro José Lobo consta como “Film Editing” do filme (IMDB)
(5) Retirado do artigo não assinado do Boletim «MACAU»III-56, 1955.
[…] (1) “Caminhos Longos” (1955), drama, 105 minutos, realização de Eurico Ferreira (e argumentista) com Chung Ching, Wong How, Irene Matos, José Pedro, Joaquim Rufino e Lola Young. (2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/11/23/noticias-23-11-1955-caminhos-longos-uma-iniciativa-ar… […]
[…] Pedro, Joaquim Rufino e Lola Young. Estreado no Teatro Vitória no dia 23 de Novembro de 1955. (1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/11/23/noticias-23-11-1955-caminhos-longos-uma-iniciativa-a… (2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2013/05/07/noticia-filme-caminhos-longos/ (3) «BGU» […]
[…] (4) Ver: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/11/23/noticias-23-11-1955-caminhos-longos-uma-iniciativa-a… […]