UM ASPECTO DA FACHADA DO TEATRO VITÓRIA NA NOITE DE ESTREIA DO FILME  «CAMINHOS LONGOS»

A Eurásia Filmes, Limitada“, (1) novel empresa cinematográfica, constituída há pouco mais de um ano, promoveu, no dia 23 de Novembro findo (1955) a estreia da sua primeira produção de longa metragem, «Caminhos Longos», (2)  em sessão especial no Teatro «Vitória»,  a que assistiram Sua Ex.ª o Governador da Província, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, e a sua Ex.ma esposa, Sr.ª Dr.ª D.ª Laurinda Marques Esparteiro, bem como numerosas entidades e individualidades convidadas…(…) O filme continuou em exibição no mesmo cine-teatro, nos três dias seguintes, com a casa sempre cheia…..(…)
IRENE MATOS, A JOVEM ESTREANTE DE «CAMINHOS LONGOS», OFERECE UM LINDO RAMO DE FLORES À EXMA. SRA. DRA. D. LAURINDA MARQUES ESPARTEIRO

Ao mesmo tempo que se abalançou a traçar na tela uma história, que mais não é do que uma das muitas facetas da vida desta terra, a Eurásia Filmes não se esqueceu de reproduzir também Macau, focando na mesma tela os inúmeros recantos de beleza e as lindas paisagens com que a Natureza dotou esta cidade.
O público teve, assim, ocasião de ver Macau na tela, de admirar quão linda ela é e quanto  de sedutor tem o conjunto quiçá incomparável das suas belezas.

UM ASPECTO DA GALERIA DO TEATRO VITÓRIA NA NOITE DE ESTREIA, VENDO-SE NA PRIMEIRA FILA, SUA. EXA. O GOVERNADOR DA PROVÍNCIA E OUTRAS INDIVIDUALIDADES COMO PEDRO JOSÉ LOBO  e  JOSÉ SILVEIRA MACHADO.

 A sessão de estreia do filme teve a honra da presença de Sua Ex.ª o Governador, Almirante Joaquim Marques Esparteiro, a quem Silveira Machado,(3) produtor do filme, dirigiu as primeiras palavras, de saudação e agradecimento, momentos antes da passagem da película…(…)
Outro nome proferiu ainda Silveira Machado: o do Sr. Dr. Pedro José Lobo (4) « alma grande de artista, espírito de iniciativas arrojadas, inteligência privilegiada e desempoeirada»… (5)
NOTA: Infelizmente não há nenhuma cópia deste filme.
Sobre o filme “Caminhos Longos”, poderá consultar:
“As minhas memórias” de Eurico Ferreira em
http://bloomland.blogspot.pt/2007/07/as-minhas-memorias_22.html e
http://macauantigo.blogspot.pt/2009/05/caminhos-longos-1955.html
 (1) Sobre a “Eurásia Filmes Limitada“, ver anterior post:
https://nenotavaiconta.wordpress.com/category/filmes/”>https://nenotavaiconta.wordpress.com/category/filmes/
(2)Caminhos Longos” (1955), drama, 105 minutos, realização de Eurico Ferreira (e argumenstista) com Chung Ching, Wong How, Irene Matos, José Pedro, Joaquim Rufino e Lola Young
(3) José Silveira Machado foi o produtor e co- argumentista do filme
(4) Pedro José Lobo consta como “Film Editing” do filme (IMDB)
(5) Retirado do artigo não assinado do Boletim «MACAU»III-56, 1955.