Trata-se de um catálogo de exposição de postais ilustrados (1) das províncias ultramarinas (Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor), da colecção do Dr. João Loureiro (2). A exposição foi patrocinada pela Fundação Macau e realizada em Macau.
O catálogo não traz informação quanto à data de realização dessa exposição.
Este catálogo apresenta, de Macau, 9 bilhetes postais (Porta de Cerco, Ruínas de S. Paulo, Seminário de S. José, Busto de Camões, Igreja de S. António, Rotunda Carlos da Maia, Praia Grande, Hotel Bela Vista, Porto de Macau) e um maior (junção de três bilhetes postais), dando um “Panorama de Macau (do oriente para o ocidente)”, este com anotações à mão dos principais lugares, monumentos, edifícios.
Um dos postais presentes neste catálogo, com o título “Macao, Praya Grande“, já por mim colocado em anterior post (3)
Tem uma Introdução da Dra. Celina Veiga de Oliveira com referência a um texto do macaense Bernardo Fernandes (4) de 1883:
“Recostada em várias colinas da pequena e montanhosa península, apresenta a cidade macaense, contemplada do Porto Exterior, um panorama surpreendente e encantador. O pitoresco aspecto da sua principal rua, Praia Grande, semeada de elegantes edifícios de arquictetura europeia, e terminada ao nascente por um vistoso jardim público, as suas igrejas, os seus fortes, renques de árvores plantadas aqui e acolá, e diversas casarias chinesas de fantasioso e agradável gosto, impressionam sobremodo o viandante”
Comenta a Dra. Celina V. de Oliveira: ” Esta imagem/miragem perdeu-se com o tempo”
(1) “Memória Portuguesa de África e do Oriente: Exposição de Postais Ilustrados. Coordenação Geral da Fundação Macau. Montagem e impressão do catálogo: Tipografia Macau Hung Heng Lda. Tiragem: 1.000 exemplares, 16 p., 29,5 cm x 21 cm.
(2) O Dr. João Loureiro coleccionou cerca de 4 500 bilhetes postais de Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor
(3) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/09/29/postal-antigo-macau-do-seculo-xix-v-praia-grande/
(4) Filho de José Gabriel Fernandes, fundador do semanário histórico e literário «Ta-Ssi-Yang-Kuo – Semanário macaense d´interesses publicos locaes, litterario e noticioso» (1863-1866), José Gabriel Bernardo Fernandes (1850 – ?), jornalista e historiador, autor dos «Apontamentos para a história de Macau» (Lisboa, 1883), da «Relação dos bispos de Macau» (1884) e de «Jornalismo em Macau», tendo colaborado no Jornal de Coimbra, no Conimbricense e no Impulso de Hong Kong.
(http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/pdf/via06/via06_06.pdf)