VISTA PANORÂMICA DE MACAU DA COLINA DE PENHA, 1870

ARTISTA DESCONHECIDO

No verso deste postal:

Creio que fazia parte de um Cartão de Boas Festas da Representação Portuguesa ao Grupo de Ligação Conjunto e Grupo de Terras Luso-Chineses (ano ?).

O Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês foi  estabelecido no quadro do acordo celebrado em 1987  entre os Governo da República  Portuguesa e do Governo da República Popular da China e formalizado na Declaração Conjunta sobre a questão de Macau, a fim de assegurar a aplicação efectiva da Declaração Conjunta e criar as condições apropriadas para a transferência de poderes em 1999. Era um órgão de consulta e de troca de informação permanente entre Portugal e a China sobre as matérias da transição, no período que decorreu desde a entrada em vigor da Declaração até ao final de  Dezembro de 1999.

Os Chefes de delegação eram designados pelos Governos dos dois países, ao nível de embaixador, bem como os outros quatro membros titulares de cada delegação.

Os dois Governos acordaram ainda que, a partir da data de entrada em vigor da Declaração Conjunta, os contratos de concessão de terras de Macau e os assuntos com eles relacionados, seriam tratados por um órgão, o Grupo de Terras Luso- -Chinês, com representação dos dois Governos (3 membros de cada parte) (1)

 (1) http://www.library.gov.mo/macreturn/DATA/P32/index.htm