“Macau – Operação Estupefacientes” foi “filmado inteiramente na Província de Macau” por Miguel Spiguel, em 1965. O filme tem a duração de cerca de uma hora e contém 3 curtas metragens(histórias verídicas) sobre a actividade da Polícia Judiciária do território, visando sobretudo dar a conhecer o combate ao tráfico de estupefacientes. (1)
.
Como curiosidades desta produção ficaram imagens das ruas e da sociedade de Macau dos anos 60, de movimentadas perseguições de polícias de táxi a perigosos narcotraficantes…de bicicleta, de estonteantes fugas a toda a velocidade nas águas da Ilha Verde… de sampana e a nado.
Ficaram ainda registadas em imagem as primeiras instalações da Polícia Judiciária (hoje inexistente), e as interpretações dos personagens do filme, agentes da PJ na vida real e actores de ocasião, a quem o produtor e realizador Miguel Spiguel recorreu para emprestar uma maior autenticidade à sua película” (2)

(1) A Escola de Polícia Judiciária de Macau adquiriu uma cópia deste documentário em 1993, constituindo por isso, um testemunho histórico do seu Centro de Documentação.
(2) Polícia Judiciária de Macau no cinema in Revista de Investigação Criminal e Justiça, n.º 2, 1995, p.33