“Durante a sua viagem de Macau a Hong Kong, o barco “Sui-An”´ da carreira entre estas duas cidades, foi assaltado e pilhado por 50 piratas chineses, disfarçados em passageiros, e comandados por uma mulher, que foi logo prostrada por um tiro de revólver, disparado pelo comissário Frederico d´Eça, o qual lhe acertara num ombro. Durante o assalto ficaram feridos o capitão do barco Birss e outros passageiros ingleses. O produto da pilhagem foi de $50.600 patacas” (1)
“Praia Grande” publicada na revista «Portugal» de 1926
(1) GOMES, Luís G. – Efemérides da História de Macau. Notícias de Macau, 1954, 267 p., 18 cm x 11,5 cm.
[…] Birss e outros passageiros ingleses. O produto da pilhagem foi de $50.600 patacas “ VER: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/10/19/noticias-de-pirataria-19-de-outubro-de-1922/ GOMES, Luís G. – Efemérides da História de Macau. Notícias de Macau, 1954, 267 […]
[…] No dia 3 de Outubro de 1924, o vapor «Taishan», construído em 1913, mas já em 2.ª mão com o nome de «Ninshin», foi assaltado junto da costa de Wengchau pelos piratas, ao que se julga comandados por uma mulher de nome Lam-Choi-San. (1) O seu esconderijo era perto da Ilha da Lapa, nas imediações de Macau e os assaltos eram muito frequentes. Neste assalto foram roubados 97 taeis de prata (cada tael correspondia a US $ 34 daquela época). Parte dos piratas acabou por ser presa e a prata recuperada. (2) A pirataria continuava nos mares da China nos princípios do século XX, principalmente no delta do rio Pérola (as múltiplas pequenas ilhas eram bons refúgios para os piratas) levando a que em 4 de Novembro desse mesmo ano, a Associação Comercial Chinesa de Macau, pedisse às entidades de Macau para tomar providências a fim de evitar a pirataria de mar e nas ruas marginais. (2) (1) Lai Choi San aliás Lai Sho Sz´en (1922-1939) (Mountain of Wealth) comandava uma frota de 12 juncos nos mares do Sul da China, atacando navios ou mesmo a população das ilhas ao redor de Macau. Por vezes aventurava-se até às ilhas das Filipinas. No livro “I sailed With Pirates” (publicado em 1930), o jornalista americano Aleko Lillus descrevia a frota e a tripulação: “twelve smooth-bore, medieval-looking cannons onboard, and two rather modern ones. Along the bulwarks of the junk were bolted rows of heavy iron plates. Her crew were all fearsome fellows, muscular bare-chested men who wore wide-brimmed hats and tied red kerchiefs around their necks and heads”. http://en.wikipedia.org/wiki/Lai_Choi_San (2) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Vol. 4. NOTA: Já em 19 de Outubro de 1922, num assalto ao barco «Sui-An», os piratas eram comandados por uma mulher. Consultar episódio relatado em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/10/19/noticias-de-pirataria-19-de-outubro-de-1922/ […]
[…] (1) Ver anterior postagem em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2018/06/04/leitura-macau-terra-da-doce-saudade-i/ Sobre o “Sui An”, ver anteriores referências em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/10/19/noticias-de-pirataria-19-de-outubro-de-1922/ […]