É começado a exibir, mantendo-se por 3 dias no Teatro Capitol, o primeiro filme estrangeiro com legendas em português na própria película. Trata-se  da então altamente apreciada peça do cinema francês «O Salário do Medo», (1) apresentado pela “Eurásia Filmes, Limitada” (2)
Foi uma experiência de pouca dura, já que os custos com a legendagem não compensava para a tão pequena comunidade portuguesa existente na altura (e também porque ocupava boa parte do ecran já que se apresentava ao mesmo tempo a legendagem em chinês) No entanto foi de louvar a acção desta empresa cinematográfica sino-portuguesa “Eurásia Filmes, Limitada” que já em 1954, no intuito de tornar conhecidas no Extremo Oriente as produções cinematográficas portuguesas, alugou às empresas “Lisboa Filmes, Limitada”  e “Filmes  Albuquerque” os seguintes filmes: «Saltimbancos», «Fado», «O grande Elias», «Cantiga da Rua», «Ribatejo» e « Um homem às direitas» para serem projectadas em Macau (o filme «Fado» foi apresentado no mesmo cinema nos dias 4 e 5 de Novembro de 1954).
É de lembrar também que em finais 1954, terminaria  as filmagens da primeira produção (e única) da “Eurásia Filmes, Limitada” «Caminhos Longos» que se estrearia no dia 23 de Novembro de 1955. (sobre este filme, abordarei num próximo post)
NOTA: “Em 1954, Macau regista a existência de 11 Cineteatros e 2 Teatros, um deles apenas  para representações de peça, óperas e operetas de “AutoChina”. (2)
Foi também neste ano que foi rodada em Macau o filme franco-português «Verónica» (sobre este filme não consegui qualquer informação).
(1) Infelizmente não possuo o folheto deste filme. “The Wages of Fear” (creio que foi esta a versão projectada em Macau); título original: “Le Salaire de la peur” (1953) filme de Henri-Georges Clouzot com Yves Montand, Charles Vanel e Peter van Eyck


Mas, nos dias 16 e 17 de Setembro desse ano, nesse Teatro apresentou-se o filme “A Montanha Amarela” (The Yellow Mountain), um “western” dirigido por Jesse Hibbs, com Lex Barker, Howard Duff e mala Powers. Muito sugestivo o enredo do filme no “ARGUMENTO “:
” Andy Martin chega a Goldfield, Nevada , para sovar o tratante Pete Menlo ….”
Pode-se ver apresentação deste filme em
http://www.youtube.com/watch?v=WnBU3Dxdfuw

(2) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau Século XX, Volume 5.  Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, Macau, 1998, 320 p. (ISBN 972-8091-64-8)