Dia 10 de Agosto de 258 – Lourenço de Huesca foi queimado vivo sobre um braseiro ardente, em Roma por ordem do Imperador romano Valeriano I que decretou a perseguição aos cristãos, no ano de 257. Três dias antes tinha sido decapitado o Papa Sisto II(1)
Em Macau, segundo a tradição já existia uma pequena igreja, entre os anos de 1558 e 1560 (em madeira). (2) Em 1618 reedificou-se uma nova dedicada a N. Senhora (em taipa). Nova reconstrução no ano de 1803 (em pedra) e reconstruções parciais entre 1844 – 1846 (3) e em 1892. Foi, em tempos antigos, a paróquia mais aristocrática da colónia (4)
Em 1751, no livro OU-MUN KEI-LEOK (5):
“Além deste templo (o Tái-Miu – Igreja Grande isto é, a Sé Catedral) encontra-se a sudoeste o Fông-Sãn-Miu (Igreja de Fé no Vento, isto é a Igreja de S. Lourenço). Quando partem os barcos estrangeiros, as pessoas das famílias dos embarcados, que anseiam pelo seu regresso, manifestam, neste templo, a sua fé no vento”.
A igreja de S. Lourenço com a sua escadaria principal virada para o mar (Praia Grande, local da partida e chegada dos barcos) é designada em cantonense “Fong Song Tong” (Igreja do vento favorável) (6)
(1) Lourenço de Huesca ou São Lourenço (225? — 258), mártir católico e um dos sete primeiros diáconos (guardiões do tesouro da Igreja) da Igreja Cristã, sediada em Roma.
Segundo as tradições, quando o Papa São Sisto se dirigia ao local da execução, São Lourenço ia junto a ele e chorava. “aonde vai sem seu diácono, meu pai?”, perguntava-lhe. O Pontífice respondeu: “Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirá”.
Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: “Estes são o património (riquezas) da Igreja“. O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: “podem me virar agora, pois este lado já está bem assado”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Louren%C3%A7o_de_Huesca
(2) 1558, ano da chegada dos jesuítas a Macau.
Documentada, a 1.ª Igreja em Macau foi erguida na Ermida de Santo António:
«tranqueira com portas da povoação e peças de artilharia» (o baluarte de Palanchica)
SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Séculos XVI-XVII, Volume 1. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude, 2,ª edição, Macau, 1997, 198 p., ISBN 972-8091-08-7.
(3) Foi também entre 1844 e 1850 que foi reconstruída a Sé Catedral, delineada por José Tomás de Aquino. (2)
(4) ARNAIZ, Pe. Eusébio. Macau, Mãe das Missões no Extremo Oriente. Tipografia Salesiana, Macau, 1957, 182 p. +
(5) Ver anterior post “LEITURA – OU MUN KEI LEOK – MONOGRAFIA DE MACAU”
https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/08/09/leitura-ou-mun-kei-leok-monografia-de-macau/
(6) 風順堂(pinyin: fèng shun tâng ; em cantonense jyutping: fung 1 seon6 tong4)
[…] anjos, dois segurando uma coroa e dois em oração, dando ao altar extraordinário reles.” (1) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/08/10/s-lourenco-igreja-de-fe-no-vento/ (2) TEIXEIRA, Pe. Manuel – Paróquia de S. Lourenço. Escola Tipográfica do Orfanato – Macau, […]