Ainda a propósito do opusculo
“A PONTE MACAU-TAIPA.
Descrição Sumária” (1)
já referidos nos post
anteriores (2) e (3),
entre as páginas 8 e 9,
tem um mapa
com as seguintes indicações:
Província de Macau
Gabinete da Ponte Macau-Taipa
Reprodução do plano hidrográfico de Macau, Taipa e Coloane
do
Instituto Hidrográfico
1965-1966
altitudes em metros
referidas ao nível médio do mar
Escala 0,5 Km/cm
Anterior a este mapa, uma folha (papel digital) sobreponível ao mapa, com a indicação do trajecto da ponte.
Outras especificações da obra:
“O comprimento total da obra entre o eixo da Avenida Doutor Oliveira Salazar do lado de Macau e o entroncamento na ilha da Taipa é de cerca de 3 450 metros distribuído por:
Aterro do lado de Macau ………. 107, 11 m
Encontro do aldo de Macau ……… 9,40 m
Viaduto do lado de Macau ……… 282,00 m
Pilar-encontro do lado de Macau …..9,00 m
Ponte propriamente dita …….. 1 213,00 m
Pilar-encontro do lado da Taipa …..9,00 m
Viaduto do lado da Taipa ……. 1 038,00 m
Encontro do lado da taipa ………. 9,40 m
Terraplenos do lado da taipa ….. 773,00 m
Datas e factos mais significativos em relação à Ponte, colhidas do livro da Dra. Beatriz Basto da Silva (4)
“6 de Setembro de 1969 – Constituída a Comissão para aceitação das propostas do concurso da obra da Construção da Ponte Macau-Taipa (B.O. n.º 36)
6 de Dezembro de 1969 – Nasce o «Gabinete da Ponte Macau-Taipa» para fiscalizar a empreitada da futura ponte. (B.O. n.º 49)
30 de Dezembro de 1969 – Anunciada, pelo Governador Nobre de Carvalho a aprovação da construção da Ponte Macau-Taipa, cuja conclusão está prevista para 1972. Para tanto, deslocou-se ao Território nesta data o Eng. Edgar Cardoso, autor do projecto da nova ponte.
7 de Fevereiro de 1970 – O Governo de Macau toma medidas financeiras para construção da ponte Macau-Taipa; a obra escalonada em 5 fracções, de 1969 a 1973, não deverá ultrapassar Escudos (uma vez que a autorização vem da Direcção Geral da Fazenda) 70 411 126$00 (B.O. n.º 6)
1 de Junho de 1974 – A Junta de Salvação Nacional manda rever o contrato da obra de construção da Ponte Macau-Taipa, no sentido de ser assegurada a cobertura dos encargos que excedem o custo inicialmente previsto, dentro de um escalonamento novo com desenvolvimento ao longo dos anos de 1974 a 1976. (BO n.º 22)
18 de Setembro de 1974 – Regime de Portagem na Ponte Macau-Taipa (B.O. n.º 37-S)
5 de Outubro de 1974 – Inauguração oficial da Ponte Macau-Taipa, com o nome de Ponte Governador Nobre de Carvalho. A cerimónia está incluída na celebração do 64.º aniversário da implantação da República Portuguesa. É a primeira ponte que liga Macau à Ilha da Taipa. Antes disso, a passagem era feita de lancha, mediante um horário pré-estabelecido que, entretanto, se subordinava às marés e às condições atmosféricas. A ponte é obra do Eng. Edgar Cardoso, tem 3,78 Km de comprimento e levou cerca de 5 anos a ser construída.
(1) Há uma NOTA na Introdução deste opúsculo (p. 7) que refere o seguinte:
“O presente apontamento sobre a obra é uma transcrição, com ligeiras adaptações da memória descritiva do ante projecto para o concurso do Sr. Prof. Eng. Edgar Cardoso.”
(2) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/05/15/leitura-a-ponte-macau-taipa/
(3) https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/05/21/leitura-a-ponte-a-ponte-macau-taipa-ii/
(4) SILVA, Beatriz Basto da – Cronologia da História de Macau, Século XX, Volume 5. Direcção dos Serviços de Educação e Juventude de Macau, 1998, 320 p., 23 cm x 18 cm, ISBN-972-8091-64-8
[…] Outras especificações desta moeda: Data de emissão: 1975 Distribuição: Circulação padrão Fabricantes: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Portugal Composição: Prata Bordo: Serrilhado/Grão Formato: Circular Orla: em relevo. sem decoração. os dois lados Peso: 18 gramas Diâmetro: 35 mm Valor facial: 20 patacas Cunhagem conhecida: 1.010.000 Detalhes da composição: prata 650/1000 (1) A inauguração oficial da Ponte Macau-Taipa, com o nome de Ponte Governador Nobre de Carvalho foi a 5 de Outubro de 1974. A cerimónia estava incluída na celebração do 64.º aniversário da implantação da República Portuguesa (Cfr. B. O. n.º 39-S, de 4 de Outubro). A ponte é obra do Eng. Edgar Cardoso, tem 3,78 Km de comprimento e levou cerca de 5 anos a ser construída. Entre 1974 e 1981, cobrava-se pela circulação de veículos, uma portagem inicial de cinco patacas na entrada da ponte do lado da Ilha da Taipa. Posteriormente abolida e hoje, desde 2007, somente é circulada por veículos de transportes públicos (Táxis e “Buses”) SILVA, Beatriz Bastos da – Cronologia da História de Macau, Volume 5. Referências anteriores em: https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/06/28/leitura-a-ponte-macau-taipa-iii-e-mapa-de-macau-1965… […]