No dia 3 de Fevereiro de 1951, realizou-se a inauguração do edifício das escolas oficiais Luso-Chinesas “Sir Robert Ho Tung”    


“O acto  que teve a assinalá-lo a honrosa presença de S. Excia. o Governador desta Província Ultramarina e de outras altas entidades oficiais, foi mais um elo a estreitar as amigáveis relações existentes, desde há séculos, entre portugueses e chineses. De facto o monumental edifício deve-se a ma generosa dádiva do grande filantropo chinês Sir Robert Ho Tung que demonstrou desta forma, a simpatia que nutre pelo povo português e o desejo sincero de que as relações amizade que unem os dois povos se mantenham pelos séculos fora.
                       
Usaram da palavra nessa memorável festa, o Exmo. Sr. Inspector do Ensino Primário, Dr. Adelino Barbosa da Conceição e Sua Excia. o Governador de Macau, Comandante Albano Rodrigues de Oliveira, que puseram bem a evidência o significado e transcendência de semelhante acto o qual atesta, exuberantemente, o grau de excelente estima e perfeito entendimento de dois povos que se dão as mãos nesta laboriosa e caritativa terra lusitana. – L.S.A. (1)
Segundo (5), a designação actual é Escola Primária Oficial Luso-Chinesa “Sir Robert Ho Tung” e a sua entrada principal é  na Rua da Vitória.
 
Sir Robert Ho Tung em 1916 (3)
(1862-1956)
何東

Existe na RAEM a biblioteca pública Sir Robert Ho Tung (Largo de Santo Agostinho), num edifício construído antes de 1894 e que pertencia a Carolina Cunha. Foi comprada por Sir Robert Ho Tung , em 1918 tendo vivido nesta mansão durante a ocupação japonesa de Hong Kong (1941-1945) na sequência da Segunda Guerra Mundial. Com a morte dele em 1955, o edifício foi doado ao Governo de Macau para torná-lo biblioteca pública de acordo com o seu testamento. Oficialmente aberta em 1958 (2)
NOTA: A primeira Escola-Luso-Chinesa de Macau foi a Escola Príncipe D. Carlos, ali na zona da Flora…(…) Tomás de Sousa Rosa, que mandou plantar 60.000 árvores por todas as encostas da cidade, transformou aquele Horto da Mitra num bairro salubre , e era lá que estava edificada tal Escola. (6)
(1) MOSAICO, publicação mensal trilingue do Círculo Cultural de Macau, Vol II, n.º 7, Março de 1951, p. 42.
(2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Sir_Robert_Ho_Tung
(3) http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Hotung
(4) http://www.macauheritage.net/pt/Resource/GalleryContent.aspx?cID=3760
(5) http://appl.dsej.gov.mo/eduenquiry/edu/eduweb/schinf/schlistmain.jsp?a_code=
6) ARAÚJO, Amadeu  Gomes – Diálogos em Bronze, memórias de Macau. Livros do Oriente, 2001, 168 p + !6! iSBN: 972-9418-88-8