Trata-se de uma revista produzida pelo Gabinete da Ponte Macau-Taipa em 30 de Abril de 1973, sobre o projecto e as especificidades da ponte. Impresso na Imprensa Nacional de Macau.
São 12 páginas mais 6 “folders” com desenhos e 1 mapa de Macau (apresentarei este mapa numa próxima oportunidade) de 31,5 cm x 22 cm.
Na 1ª página reproduz uma afirmação do General Nobre de Carvalho, Governador de Macau:
Para toda a população portuguesa e chinesa, a ponte Macau-Taipa é bem o símbolo do Futuro de Macau”

Do Índice:
Localização da obra-de-arte,
Descrição geral da obra
“Gabarit” de navegação
Natureza dos solos de fundação
Solicitações consideradas
Método de cálculo
Tensões admitidas.
A obra-de-arte é formada por dois terraplenos de aproximação, um junto de Macau e outro da Taipa com a extensão respectivamente de 107,11 metros e 773 metros; por dois viadutos de acesso de betão armado, um do lado de Macau com o comprimento de 282 metros e outro do lado da Taipa com 1.038 metros e por a ponte propriamente dita, constituída por uma estrutura contínua de betão armado e com um vão central de 73 metros de comprimento, em estrutura de betão preesforçado perfazendo 1.213 metros.
O comprimento total da obra entre o eixo da Avenida Doutor Oliveira Salazar e o entroncamento na Ilha da Taipa é de cerca 3.450 metros.
Toda a obra-de arte tem duas vias de rodagem, uma para cada sentido, com largura de 2x 3,60 metros, ladeadas por passeios sobrelevados de 0,80 metros úteis”
A construção iniciou-se em 1970… e a inauguração aconteceu a 5 de Outubro de 1974. O arquitecto Edgar Cardoso foi o autor do projecto. Mudou por completo a vida de Macau e das ilhas. O seu formato lembra um dragão (cuja cabeça é o Hotel Lisboa). A 25 de Novembro de 1973, as autarquias de Macau resolveram atribuir à Ponte Macau-Taipa o nome do Governador, intitulando-a “Ponte do Governador Nobre de Carvalho”, sendo colocada uma placa de bronze com esse nome.
A partir de 2006, é utilizada somente por transportes públicos (autocarros e táxis)
A ideia da construção da ponte vinha desde o tempo do Governador Jaime Silvério Marques, os estudos prosseguiram com o governador Lopes dos Santos, sendo finalmente realizada por Nobre de Carvalho (governador entre 1966-1974)
Fotos da ponte podem ser visualizados em:
http://cambetabangkokmacau.blogspot.com/2010/07/ponte-macau-taipa-5-de-outubro-de-1974.html