A propósito do lançamento do livro “A Comunidade Macaense em Portugal, alguns aspectos do seu comportamento cultural” (1) da investigadora Isabel Pinto, no dia 9 de Março, no auditório do Instituto Cultural do Governo da R. A. E. de Macau, gostaria de lembrar o trabalho científico anterior, da mesma autora que resultou no livro “O Comportamento Cultural dos Macaenses perante o Nascimento” (2).
Trabalho de investigação no âmbito da dissertação de mestrado, efectuado de Julho de 1998 a Novembro de 1999 entre a comunidade feminina macaense residente em Macau, em que se questiona das diferenças nas práticas culturais ligadas ao nascimento  entre as várias gerações de macaenses, procurando influências portugueses e chineses relativamente à concepção, gravidez, parto, puerpério e período neo-natal.
Foi um estudo transversal, descritivo e analítico num universo de noventa macaenses com os seguintes critérios:

  • Sexo feminino
  • nacionalidade portuguesa
  • naturalidade macaense
  • ascendência euro-asiáica
  • português como língua materna (podendo além desta ter outras)
  • residência em Macau (na altura da entrevista)
  • ter pelo menos um filho

Relativamente aos aspectos culturais relativos ao nascimento na China, é interessante reparar no Quadro n.º 2 (p. 78), no que se relaciona entre alguns alimentos ingeridos  durante a gravidez e os seus efeitos na criança. Assim entre outros efeitos adversos na criança:

ALIMENTOS INGERIDOS PELA MÃE EFEITO ADVERSO NA CRIANÇA
Bananas Aborto
Rebentos de bambu Aborto
Melancia Aborto
Picantes (em geral) Calor – mau temperamento
Carneiro Demasiado yang- morte fetal, epilepsia
Cão Morte fetal
Burro Parto arrastado
Peixes sem escamas (ex: enguia) Sobre aquecimento
Coelho Lábio leporino
Gengibre Dedos supranumerários
Ameixas e pêssegos Cegueira
Caranguejo Problemas de pele; membros supranumerários; hiperactividade
Camarão, cobra e rã Problemas de pele
Coca-cola e molho de soja escuro Pele escura

…………………………………………………………………………continua …

(1) PINTO, Isabel Maria Rijo Coreia – A Comunidade Macaense em Portugal, alguns aspectos do seu comportamento cultural. Instituto Cultural do Governo da R. A. E. de Macau/Edições Almedina, 2011, 316 p., ISBN 99937-0-129-3.
(2) PINTO. Isabel Maria Rijo Correia – O Comportamento Cultural dos Macaenses perante o Nascimento. Fundação Oriente, 2001, 191 p., ISBN 99937-603-1-5.