SEBASTIAN, Evelyn – MACAU 澳門 GUIDE 指 南 (em mandarim: Ào mén zhi nán; em cantonense jyutping: ou3 mun4 zi2 naan4).
Na 1.ª página o título é : “A Guide to Macau”
Publicada pela Gulliver Books Ltd (Hong Kong), sem data, 104 p.
Edição bilingue, em chinês e inglês.
Tem uma nota informativa, no final da p. 3: “The assistance of the Department of Tourism is gratefully acknowledged“
O conteúdo deste folheto é o habitual neste tipo de publicação/propaganda turística, como se pode comprovar pelo Índice (p. 3):
“Introduction” (onde se descreve muito sumariamente a história do território); “General Information”; “Round and About”; Things to Do”; “Nightlife”; “Seeing the Sights”; Outlying Islands”; “Eating Out” e “Hotels”
Embora sem indicação da data da publicação, muito provavelmente, será da década de 80 já que apresenta um anúncio do “Macau Trotting Club” e no Capítulo “Things to do“, entre os diversos “jogos” existentes em Macau, aconselhava-se as corridas de cavalo a trote.
Contém indicações inexactas nomeadamente numa das fotos da pág 46:
A foto intitulada “The Bishop´s and Church a top Penha Hill” está errada já que não é a Capela de Nossa Senhora da Penha nem a residência do Bispo de Macau, mas sim o Convento do Precioso Sangue situado na Rua dos Parses, n.º 3 (hoje alberga a Autoridade Monetária de Macau). O edifício, construído entre 1916 e 1917, foi residência da família Nolasco da Silva, sendo mais tarde adquirido pela Ordem das Irmãzinhas do Precioso Sangue na década de 50. (1)
(1) http://www.dicj.gov.mo/web/pt/history/index.html
[…] Anúncio publicado na imprensa local, no dia 20 de Dezembro de 1913, publicitando o escritório dos advogados: Camilo Pessanha (1) e Luiz Nolasco (Luís Gonzaga Nolasco da Silva) (2) na Rua do Hospital (futura Rua Pedro Nolasco da Silva) n.º 7 (1) Sobre Camilo Pessanha, ver referências anteriores neste blogue: https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/camilo-pessanha/ (2) Luís (Luíz) Gonzaga Nolasco da Silva, (1881-1954). 7.º filho de Pedro Nolasco da Silva (1803 – 1874) e Edith Maria Angier , nascido em 14 de Dezembro de 1881, bacharel em Direito, Advogado e Notário Público, casado com Beatriz Emília Bontein da Rosa Nolasco d Silva (tiveram 10 filhos), foi membro do Conselho do Governo; fundador, editor do jornal «Vida Nova» (1909-1910) e do seminário «O Progresso» (1914 – 1918. Em 1917 comprou a Manuel Ferreira da Rocha o terreno na Estrada dos Parses, onde edificou a sua moradia conhecida como a «Casa Branca» (hoje Autoridade Monetária de Macau). (FORJAZ, Jorge – Famílias Macaenses, Volume II, 1996) https://nenotavaiconta.wordpress.com/tag/luis-gonzaga-nolasco-da-silva/ https://nenotavaiconta.wordpress.com/2012/02/23/folheto-de-propaganda-turistica-macau-guide/ […]