A caixa de fósforos com o anúncio  “Esplanada WALTZING MATILDA” que ficava na Rua da Praia Grande, n.º 20 & 22, tem as dimensões mais pequenas que o habitual, em formato rectangular de 5 cm x 2 cm e  quadrangular de 2 cm x 2 cm nos topos.  Apresenta-se em mau estado num dos lados mas com os fósforos ainda de boa qualidade. Num dos lados tem a seguinte legenda “OPERATED BY HASTY TASTY CATERING CO. LTD”
Fica-me na dúvida se não terá tido ao longo do tempo, duas localizações para o mesmo nome do café, já que consta no Anuário de Macau de 1966 (1), um Restaurante Waltzing Matilda referenciado como “comida europeia” e com ” ar condicionado” que ficava na Avenida Infante D. Henrique
Luís Machado, no JTM de 06-07-2011, recorda:
“Aos mais tarde apareceram mais duas esplanadas, uma na placa da Avenida do Infante D. Henrique, mesmo em frente do actual Banco Luso, que dava pelo nome de “Waltzing Matilda” e outra no enfiamento dessa avenida em frente do antigo Liceu Nacional Infante D. Henrique (hoje Banco da China), já na Rotunda do Ferreira do Amaral, perto da entrada da Ponte Nobre de carvalho, esta já nos anos mais recentes de mil novecentos e oitenta.” (2)
Há também uma referência a este café no website (3), onde o autor, a propósito da “história” do sucesso do conjunto musical “THE THUNDERS“, narra:
The band was the first to play at the tea dances at the Esplanada, a “café” previously named Waltzing Mathilda, established by an Australian gentleman. The macanese manager, Cândida Vieira, would allow them to pick any of the dishes of the menu along with a small pecuniary compensation as payment.”
NOTA: Há referências, no ano de 1972 de um café denominado “Esplanada Macau“, situado na Rotunda Ferreira do Amaral (4) e, em 1979, um restaurante/café com o nome de “Esplanada“, situada na Av. Infante D. Henrique n.º 70 (5)
(1) Anuário de Macau, Ano de 1966, 17.º  Ano de Publicação. Edição do Centro de Informação e Turismo, 316 p. numeradas.
(2) http://www.jtm.com.mo/view.asp?dT=379402003
(3) http://blog.roodo.com/macaenese5354/archives/3602327.html
(4) Anuário de Macau, Ano de1972, 23.º Ano de publicação. Edição do Centro de Informação e Turismo, 443 p.
(5) Anuário de Macau, Ano de1979, 30.º Ano de publicação. Edição do Centro de Informação e Turismo, 608 p.