“No segundo dia da estadia em Macau do Senhor Ministro do Ultramar um notável acontecimento se registou: foi a inauguração festiva da Piscina Municipal, acto a que presidiu o ilustre membro do Governo Central.
A Piscina Municipal, velha aspiração da população desta província, é uma obra de vulto que marca de forma iniludível o acentuado progresso de Macau…(…)
A festa inaugural realizou-se às 9.30 horas da manhã.
Pouco antes mais de cinco mil pessoas encheram a esplanada e as bancadas destinadas ao público.
A Piscina Municipal foi construída na antiga Alameda Vasco da Gama, a qual confina pelo lado da entrada principal com a Avenida Vasco da Gama e por detràs das bancadas com a Estrada da Vitória.
Um conjunto de edificações modernas são destinadas à tribuna e bancada para espectadores, vestiários, chuveiros e instalações sanitárias as quais ocupam duas frentes.
Na entrada principal há dois amplos salões destinados a restaurante e bar, e do lado esquerdo da bancada a casa das máquinas e a piscina para crianças com areal anexo. No centro fica a piscina grande que tem 50 metros de comprimento por 25 de largura, com pranchas e tôrres para saltos. “ (1)

O cortar a fita simbólica que vedava a entrada principal foi feita pela Dona Margarida Guerra Junqueiro Sarmento Rodrigues, executou-se o Hino Nacional por uma banda musical e depois dos discursos, realizou-se um festival de natação organizado pelo semanário “O Clarim“, sob o patrocínio do Leal Senado.
A Piscina Municipal foi construída na antiga Alameda Vasco da Gama a qual confina pelo lado da entrada principal com a Avenida Vasco da Gama e por detrás das bancadas com a Estrada da Vitória.
Esta foto, retirada do Anuário de Macau (2), retrata o projecto da Piscina na antiga Avenida Vasco da Gama.
Com a construção do Hotel/Casino Estoril, que ocupou a parte da frente, a entrada para a piscina passou a ser efectuada pela Estrada da Vitória.
(1) BARROTE, David (coordenação) – A Visita do Ministro de Ultramar a Macau em Junho de 1952. Edição da Repartição Central dos Serviços Económicos , Secção de Propaganda, 1952,328 p.
(2) Anuário de Macau, 10.º ano de publicação. Macau, 1950, Imprensa Nacional, 271 p + 26 p. Anúncios + XV Índice + CVIII Classificados (Comerciantes, Industrias e Profissionais)