Apresento uma medalha correspondente ao 2.º Prémio da luta de tracção da Festa Desportiva realizada no Campo Desportivo 28 de Maio, em 28 de Maio de 1942.

Desconheço se esta “festa desportiva” realizada em 1942,  foi somente entre militares ou  também havia participação de outras instituições.

Sei  que a final da luta de tracção foi entre militares e o 2.º Prémio foi para a Companhia de Artilharia, estacionada no Quartel da Guia.
Uma das faces da medalha (sensivelmente triangular de 3 cm de base e 4 cm de altura) tem os dizeres ” Festa Desportiva 28 de Maio de 1942 MACAU“. A outra face: “Luta de tracção 2.ª Prémio
Recorda-se que o  Campo Desportivo 28 de Maio (hoje campo desportivo de Macau /campo de Lin Fong) tinha sido inaugurado em 1940. Era aí que se realizavam os jogos de futebol (campeonato do “bolão”, «interport» com Hong Kong),  as actividades desportivas, principalmente de atletismo – tinha uma pista  em terra batida (campeonatos de Macau, o campeonato inter-escolas “patrocinado” pela Mocidade Portuguesa), os festivais / exibições de ginástica dos militares, etc.
Estas duas fotos do campo desportivo 28 de Maio durante o “Interporte” de Futebol Macau-Hongkong foram retiradas do Anuário de Macau de 1950 (1)
Só em 28 de Maio de 1963, com a inauguração das corridas dos galgos (aliás teria sido nesse mesmo terreno que, a partir de 1932, se realizaram as primeiras corridas de galgos). este campo passou a ser mais conhecido como  “Canídromo”, embora o campo central relvado, mantivesse os jogos de futebol (de bolão e bolinha).  Actualmente, além da “actividade canina”, o Centro Desportivo de Lin Fong é um complexo desportivo que abrange o campo de futebol, a pista de atletismo (5 pistas de tartan), 2 piscinas cobertas, ginásios.

(1) Anuário de Macau, 10.º Ano de publicação, 1950, 271 p. + anexos em numeração romana CVIII p. (Comerciantes, Industrias e Profissionais) + Índice em numeração romana XV p. + anúncios 26 p.