Entre algumas notas em papel moeda. que “herdei” dos meus pais,  emitidas na China (antes e durante a  II Guerra Mundial), e que circularam em Macau “clandestinamente” (muito desvalorizado), face à migração para Macau dos chineses,  dos próprios macaenses (principalmente da comunidade  de Shanghai) e de outras nacionalidades (segundo minha avó,”traziam consigo sacos de notas“), encontram-se algumas emitidas pelo “BANK OF COMMUNICATIONS” e as restantes emitidas pelo “THE CENTRAL BANK OF CHINA” ou “BANK OF CHINA”.
O que hoje apresento, trata-se de uma nota de 50 yuan emitida pelo “BANK OF COMMUNICATIONS“, 交通銀行  (em pinyin: Jiāotōng Yínháng, em cantonense Jyutping: gauu1 tung1 ngan2 hong4), de 1941, de coloração acastanhada (exemplar que denota uso , com vínculo no meio, mas ainda em razoável estado de conservação), com um bordo ornado e com as seguintes dimensões:  16,5 cm x 8 cm.
Um dos lados com letras em inglês, com a vinheta “navio a vapor“,  tem  uma indicação em letras pequenas no meio (em baixo) de” 50 – 1941 – 50″ de “AMERICAN BANK NOTE COMPANY“. Tem duas assinaturas oficiais  ” Y M. Chun (?) e I. S. Wong.
Do outro lado, com a vinheta “paisagem de montanha com dois comboios“, tem as mesmas  indicações em chinês, com a numeração (n.º X223922 ) (que não tem no outro lado) mas sem as assinaturas. Um pormenor: a data de 1941, em chinês, vem como “30 anos da fundação da República Chinesa”.

Segundo http://en.wikipedia.org/wiki/Bank_of_Communications:
O banco foi fundado em 1908 e foi o primeiro, dos poucos bancos nacionais chineses e banco emissor nos primeiros anos da República da China. Abriu a primeira filial no estrangeiro em Hong Kong em 27 de Novembro de 1934, que ainda se mantém.
Hoje Bank of Communications Limited” ( 交通银行股份有限公司 ) é um dos maiores bancos chineses.
NOTA: Para os interessados, no site dos leilões ebay.com, tem um exemplar, em melhor estado que o meu, com licitação mínima de US $ 9,99.