Dos jogos que mais se praticavam na escola primária e possivelmente nos dois primeiros anos do liceu, lembro-me do KONG CHÂI CHI ( – figurinhas de papel) (   gōng  zǎi ;    zhǐ;  em cantonense gung1 zai2 zi2)

 Trata-se de um jogo com pequenas figuras de papel rectangulares (de 4.5 cm a 5 cm por 2.5 cm a 3 cm), segundo Ana  Maria AMARO (1), feitas de cartolina fina que eram compradas em folhas grandes (de 26,2 cm X 19,2 cm e  39,5 cm X 27 cm) que depois se recortavam, podendo conter (os mais tradicionais) em cada folha  30 rectângulos, cada uma com uma ilustração. Com a evolução, algumas folhas apresentavam 60 ilustrações. O   exemplar que apresento, tem 40 rectângulos.

No livro referenciado, A. M. AMARO descreve o  jogo com pormenor (pp. 175-190), os modos de jogar (havia variantes) bem como apresenta  uma explicação dos motivos que ilustravam estas folhas. As mais típicas e antigas eram com figuras mitológicas e lendárias chinesas. Depois evoluíram para outros motivos mais “ocidentalizados” como tarzan, super-homem, Mickey Mouse, etc.  No verso desta figuras normalmente encontravam-se uma pequena legenda explicativa.

Guardo duas folhas de 39 cm X 26, 5 cm , com 40 figuras ( 5,9 cm  cm x 3,4 cm), em cada uma delas,  reproduzindo a história (uma verdadeira história aos quadradinhos) do filme Os Dez Mandamentos (The Ten Commandments (2). No verso de cada uma das figuras estavam numeradas de 1 a 40 em cada folha, com a legenda em chinês.

A primeira folha nos primeiros 6 números apresentam-se os actores principais do filme:
n.º 1 – Charlton Heston como Moisés
n.º 2 – Yul Brynner com faraó Ramsés II e Anne Baxter como Nefretiri
n.º 3 – Sir Cedric Hardwicke como faraó Seti I e Judith Anderson como Memnet
n.º 4 – John Derek como Joshua e Debra Paget como Lilia
n.º 5 -Nina Foch com  como Bithiah  e Yvonne De Carlo  como Sephora
n.º 6 – Vicent Price como  Baka e Edward G Robinson como Dathan

Como curiosidade, compare com o poster oficial do filme com as personagens principais do filme (3):
Em cima : Moisés, Ramsés, Nefretiri, Dathan, Sephora e Lilia.
Na segunda fila: Joshua, Sethi, Bithiah, Yoshebel, Memnet e Baka
(1) AMARO, Ana Maria – Jogos, brinquedos e outras diversões populares de Macau. Imprensa Nacional, Macau, 1972, 510 p.
(2) Versão de 1956, da Paramount Pictures, dirigido e narrado por Cecil B. DeMille (ultimo filme dirigido por este cineasta e que já tinha dirigido este mesmo filme, em 1923, no tempo do “cinema mudo”). Foi filmado no Egipto e no Sinai, com um dos maiores cenários construídos para um filme, até essa altura.
(3)http://en.wikipedia.org/wiki/The_Ten_Commandments_(1956_film)

Para quem estiver interessado em adquirir exemplares de KONG CHÂI CHI, há  portais de venda on line como por exemplo:
http://pic.huisou.com/i.html?keyword=%E5%85%AC%E4%BB%94%E7%BA%B8