MACAU pequena monografia 1965 CAPAMACAU PEQUENA MONOGRAFIA“, 71 páginas , de 22 cm x 16.5 cm de capa,  publicado pela Agência-Geral do Ultramar, em Lisboa – 1965, sem nome do autor. No entanto, o mesmo livro do mesmo ano, está referenciado, nos catálogos dos alfarrabistas, como autor: José de Azevedo e Silva.

A maior parte dos textos relacionados com o território de Macau, especialmente nos temas referentes a  “situação geográfica e superfície”, “clima”, “população”, “bosquejo histórico”, “pequena bibliografia”, “informações gerais” é idêntica ao que foi publicado no Anuário de Macau (Ano de 1966) (1)

O interesse desta pequena monografia,  está nas fotografias de Macau, possivelmente dessa data, nomeadamente:
entre as pp. 20-21: ” A baía da Praia Grande”, “Vista parcial de Macau, com a fortaleza do Monte”, ” ” Um aspecto da ilha da Taipa” e  “Terras cultivadas na ilha de Coloane”;
entre as pp. 28-29: “Palácio do Governo”, ” Colina da Penha” e “Colina da Guia”;
entre as pp. 32-33: “Leal Senado”, “Santa Casa da Misericórdia” e ” Busto de Camões”;
entre as pp. 36-37: “Liceu Nacional Infante D. Henrique”, ” Colégio Santa Rosa de Lima”, “Frota de pesca” e ” “Embarcação típica”;
entre pp. 44-45: “Avenida Almeida Ribeiro”, “Indústria de panchões” e “”Peixe secos ao Sol”;
entre pp. 48-49: “Hospital Central Conde S. Januário”, “Hospital S. Rafael”, “Edifício das Repartições Públicas” e “Escola Primária”
entre pp. 52-53: “”Hotel Estoril” e ” Ruínas de S. Paulo”.

Retiro desta lista, duas fotos:

A primeira em que se “vê” o edifício das  Repartições Públicas de Macau, parece-me que foi publicada “invertida” já que os dois edifícios que se vê no canto inferior esquerdo, “deveriam” estar à direita. À esquerda que eu me lembre, estaria a baía da Praia Grande, e por isso o muro que ladeava a baía “deve” estar escondida por de trás das árvores, à dt.

e a segunda: a Avenida Almeida Ribeiro, a “famosa” artéria comercial de Macau.

(1) Anuário de Macau, Ano de 1966, 17.º Ano de Publicação. Edição do Centro de Informação e Turismo,  316 p numeradas.